O primeiro mês de 2022 marca a alta procura por testes que diagnosticam a Covid-19, e também o impacto nos números de óbitos: janeiro teve mais mortes em decorrência da Covid-19 que os últimos quatro meses de 2021. Esses dados também refletem na ocupação dos hospitais da cidade. Apenas no Hospital Regional, na semana passada, eram 13 pacientes internados na semana passada, e agora são 31, um aumento de 138,4%.
Municípios da região começam a vacinar crianças a partir de 6 anos de idade sem comorbidade
SITUAÇÃO NOS HOSPITAIS
No Hospital Regional de Santa Maria, estão internados 31 pacientes em decorrência da Covid-19, sendo 14 deles na UTI adulto. Quanto ao registro de vacinação, 11 deles estão com o ciclo vacinal completo, 14 com vacinas em atraso e seis não tomaram nenhuma dose das vacinas contra a Covid-19.
No Complexo Hospitalar Astrogildo de Azevedo, são 45 pacientes internados, sendo 10 na UTI adulto. Entre os pacientes, está uma criança de 2 anos de idade, que não possui comorbidades, internada na unidade clínica. Na semana passada, eram oito internados na UTI. Não foi informada a relação de vacinados.
No Hospital Universitário de Santa Maria (Husm), são 33 pacientes internados com Covid-19. Deste total, seis estão na UTI adulto, e uma criança, na UTI pediátrica. Outras três crianças estão na Unidade de Internação Pediátrica. São 17 pacientes que estão em unidades de internação hospitalares, cinco na enfermaria Covid-19 e um no centro obstétrico. Na última semana, eram 30 internados, sendo apenas seis na UTI. O Husm não informa o quadro vacinal dos pacientes nem as possíveis comorbidades.
*Colaborou Eduarda Nenê da Costa